25 de novembro de 2007

Momento quatro-linhas: festa, suor e sangue

Final de semana cheio de emoções no futebol brasileiro, e, em especial, no futebol baiano. O Vitória já havia conquistado a duas semanas a vaga na Série A, a elite do futebol brasileiro, terminando na 4ª colocação, o Bahia dependia de apenas um empate hoje na Fonte Nova para subir para a Série B, e foi justamente este o resultado. Comemoram neste final de semana também a torcida do Flamengo e do Santos, ambos classificados para a Libertadores da América 2008, juntando-se ao São Paulo, que recebeu a Taça de Campeão Brasileiro de 2007. Na Séria A resta apenas uma vaga para a Libertadores, sendo disputada por Palmeiras com 58 pontos, e Cruzeiro e o Grêmio com 57 pontos. O Palmeiras depende apenas das suas forças para classificar-se para a Libertadores 2008, basta apenas uma vitória simples sobre o Atlético-MG no Palestra Itália, resultado este praticamente certo.
Briga boa também está na parte de baixo da tabela. Corinthians e Goiás lutam para não se juntar ao América-RN, Juventude e Paraná, este último quase rebaixado, dependendo de um milagre para não cair.

Vamos às comemorações...

O Vitória já comemora a mais de uma semana a merecida vaga na elite do futebol brasileiro. Com uma excelente campanha que ou os torcedores baianos a lotarem o Barradão, o Vitória volta a disputar a Primeira Divisão após amargurar uma queda para a Terceirona a dois anos. Essa queda ajudou muito o E.C. Vitória, pois as pessoas que estavam no poder saíram, possibilitando uma reestruturação na organização do clube.
Parabéns Leão da Barra!

Distante alguns quilômetros do Barradão, a Fonte Nova fez a festa no empate em 0 a 0 contra o Vila Nova-GO, resultado que colocou o Bahia na Séria B com uma rodada de antecedência. O Bahia amargurou, juntamente com o Vitória, a queda para a Terceira Divisão, e permaneceu lá por 2 anos seguidos. Essa página na história do clube serviu para mostrar o quanto a sua torcida é apaixonada, pois esteve com o time desde o início, e hoje comemoram a subida de Divisão. Imagino que os torcedores neste momento que escrevo estão banhando-se no Dique do Tororó, e agradecendo a todos os Orixás pelo presente de Natal antecipado.
Parabéns Bahia!

Mas neste jogo não houve apenas festa. Torcedores invadiram o campo, destruíram placas de publicidade, roubaram as redes, e nem a grama escapou, os torcedores retiram o gramado como se este fosse coberto de graças.
Outro fato que merece destaque foi a queda de uma parte do piso do anel superior da Fonte Nova. 8 pessoas morreram e mais de 40 ficaram feridas. Um incidente que pode manchar a candidatura da capital baiana a uma das sedes de jogos da Copa do Mundo de 2014. Com sangue fica o exemplo para as autoridades começarem a tomar medidas que possibilitem uma maior segurança para os torcedores.


Outra torcida que está em festa é a Nação Rubro-Negra. O Flamengo conseguiu hoje a classificação heróica para a Libertadores 2008. Um time que a poucos mais de três meses amargurava a penúltima colocação do Brasileirão e conseguiu recuperar-se chegando hoje a 3ª colocação e já classificado com uma rodada de antecedência merece os parabéns.

Mas quem deu show no Maracanã foram os torcedores que caminharam junto com a equipe desde as chacotas pela vice lanterna carregada por algumas rodadas.
Hoje o Flamengo ainda tem condições de sagrar-se vice campeão, fato merecedor de glória pela trajetória feita pela equipe.
Parabéns Mengão!

Termino aqui deixando um grande abraço, em especial, aos torcedores do Vasco com uma música ecoada no Maracanã: "chora vascaíno o sonho acabou, Libertadores sou eu quem vou!"

Saudação rubro-negra e amante do futebol baiano.